Um advogado de Barein disse hoje que vai se unir a outros advogados árabes para defender o ex-ditador iraquiano Saddam Hussein quando ele for julgado.
“Estou conversando com advogados do Egito, Jordânia e outros países para formar um comitê de defesa para Saddam”, afirmou Mohammed Redha Abu Hussein, especialista em direito internacional.
“Sabemos que Saddam cometeu alguns erros. Nosso objetivo não é apenas defendê-lo, mas também expor os Estados Unidos por sua errônea política externa na nossa região”, disse Abu Hussein à agência de notícias Reuters.
Abu Hussein criticou os EUA por apoiar Saddam durante a guerra Irã-Iraque, de 1980 a 1988.
“Os EUA acobertaram os crimes de Saddam por muitos anos. Não temos problemas com um julgamento contra ele, mas achamos que aqueles que o apoiaram também deveriam ser julgados”, afirmou.
Saddam está sob custódia dos EUA desde sua captura no sábado passado (13) por soldados americanos. O Conselho de Governo Iraquiano disse que Saddam enfrentará um julgamento público.
Abu Hussein declarou que os advogados tomaram essa decisão por iniciativa própria. Eles não tiveram contato com Saddam nem tentaram chegar até ele por meio dos americanos que o capturaram.