seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Como contornar bloqueios geográficos com segurança?

Não deixe sua Internet ter limites na hora de viajar

Se você já viajou para o exterior ou buscou algum filme em streaming, deve ter percebido que existem limitações geográficas dentro da Internet. E um software de VPN é uma ferramenta que pode te ajudar a vencer essas limitações.

Uma VPN permite o acesso à Internet com mais segurança, sobretudo em locais onde há Wi-Fi público – que é mais sujeito a golpes. Mas essa tecnologia também permite que você consiga acessar filmes, séries e conteúdos localizados em outros países sem sequer precisar sair do Brasil.

E claro, se você está fora do país e quer acessar conteúdos brasileiros que não estão disponíveis lá fora, a VPN também faz esse papel. Portanto, veja agora como fazer da VPN a sua maior aliada nas viagens internacionais

Catálogos diferentes

Embora a Internet seja um mundo sem fronteiras, ela não é um lugar 100% livre de restrições. Na verdade, a Internet possui os seus próprios bloqueios, entre os quais está o bloqueio geográfico, que restringe o acesso a certos conteúdos de acordo com o país onde a pessoa está.

Por exemplo, a Netflix dos Estados Unidos possui mais de 5.000 obras em seu catálogo local, ao passo que a Itália possui pouco mais de 2.000. No Brasil o número é ainda menor: menos de 1.000 obras, incluindo os originais e os licenciados pela empresa. 

Isso significa que muitas obras, como Star Trek: Discovery, não podem ser assistidas por quem mora no Brasil. Quando você acessa à Netflix, ela detecta automaticamente o IP do seu dispositivo e reconhece a sua localização. Dessa forma, a empresa libera somente o catálogo disponível naquela região.

Esse mesmo tipo de bloqueio pode ocorrer em outros serviços, como games, livros e outras plataformas de conteúdo. Ao manter seu IP vinculado ao Brasil, o acesso do seu computador fica restrito aos conteúdos liberados para a nossa região.

Motivos de bloqueio

O bloqueio geográfico de conteúdos pode existir por diversos motivos. No caso dos serviços de streaming, a decisão costuma ser comercial, levando em conta aspectos de cada região e cada plataforma. Outro motivo é a propriedade intelectual: um streaming pode ter os direitos de distribuição de uma obra nos EUA, mas não tê-los no Brasil e vice-versa.

Há também motivos culturais que podem causar esse bloqueio. Por exemplo, conteúdos que possuem um teor sexual ou político mais acentuados costumam ser alvo de censura em teocracias. Já outros países podem censurar uma obra que tenha alguma ofensa a determinado grupo.

E por fim, há a censura causada por um determinado governo, que pode simplesmente usar de um motivo arbitrário para proibir determinada obra.

Como contornar essas limitações

A forma mais eficiente e segura de contornar um bloqueio geográfico é através do uso de uma Rede Privada Virtual, a popular VPN. Essa tecnologia cria um “túnel” que criptografa todas as informações que passam por ele. Como esse túnel se conecta a um servidor virtual, os dados não passam diretamente pela rede.

Dessa forma, a VPN oferece um acesso seguro, impedindo que hackers tenham acesso aos seus dados. Mas acima de tudo, esse túnel virtual também é capaz de disfarçar a origem da conexão do seu computador, ou seja, o IP da máquina.

Você pode utilizar uma VPN para acessar à Internet por meio de um computador com IP dos Estados Unidos ou da Alemanha, por exemplo, mesmo sem sair do Brasil. E ao fazer isso, pode conseguir acessar os conteúdos da Netflix ou Amazon Prime Video que estão disponíveis apenas naqueles lugares.

Da mesma forma, se você estiver viajando e quiser acessar com o IP daqui, a VPN oferece essa possibilidade.

Mesmo que um país ou provedor de Internet use um bloqueio contra VPN, você pode contornar isso mudando virtualmente o local do servidor para acessar como um cidadão local. Como as VPNs utilizam vários servidores descentralizados, elas conseguem burlar essa limitação.

Assim, você pode utilizar a VPN como forma de acessar conteúdos diferentes e, ao mesmo tempo, manter seus dados em segurança. Uma VPN é fácil, segura e apresenta um valor muito acessível frente aos benefícios que proporciona.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Vendedor deve prestar depoimento sem a presença de representante da empresa
Segurado não é obrigado a se submeter a tratamento cirúrgico de risco para retorno ao trabalho
Justiça mantém justa causa de trabalhador por uso de banheiro feminino