Notícias Gerais
- Atualizado em
Entenda como aderir a uma vida mais tecnológica e sustentável

Os avanços tecnológicos permitiram que pesquisas na área de sustentabilidade progredissem. Com os estudos, foi possível compreender os impactos que a produção de determinados materiais podem causar ao meio ambiente.
Roupas com tecido sustentável, reciclagem de papel em menos tempo e carros menos poluentes são bons exemplos de como tais avanços vêm contribuindo positivamente, com soluções alternativas e mais sustentáveis.
Existe uma série de produtos no mercado, de diferentes tipos e para diferentes usos, que podem readequar o estilo de vida, de modo que seja possível tornar o dia a dia mais benéfico ao meio ambiente.
Veja a seguir alguns hábitos e itens que podem contribuir positivamente com seu cotidiano.
1. Reduzir a impressão de documentos
Com os celulares e QR Codes, a necessidade de imprimir documentos, contas ou ingressos basicamente desapareceu.
Ainda que dispositivos, como smartphones, se tornem lixo eletrônico, a velocidade com a qual são descartados é menor em relação ao papel.
Além disso, é importante repensar a necessidade que o mercado impõe de trocar constantemente de aparelhos. Menos trocas desnecessárias, menos lixo eletrônico e, de quebra, mais economia.
2. Sacolas ecológicas
Diminuir o consumo de plástico é um esforço coletivo extremamente necessário e que precisa entrar em ação o quanto antes.
Sacolas e outros itens de plástico são produzidos e descartados em lugares inadequados de forma tão exacerbada, que estudos apontam que num futuro muito próximo estaremos consumindo micropartículas de plástico nos alimentos.
Ao carregar sacolas de lona ou tecido conosco, evitamos pegar sacolas de plástico das lojas, diminuindo o uso e, consequentemente, a necessidade de os estabelecimentos comprarem uma quantidade maior delas.
3. Coletores menstruais
Essa é uma decisão bastante íntima, porém, com os coletores menstruais, o uso de absorventes descartáveis também é reduzido, impactando menos na poluição do meio ambiente.
4. Bicicletas
Com melhorias em relação a marchas, pneus, luzes, as bicicletas se tornaram mais seguras, ágeis e, com a criação de ciclovias em centros urbanos, podem substituir os carros.
Além disso, as bikes ajudam na melhoria da qualidade de vida, servindo como uma forma de exercícios aeróbicos.
5. Cosméticos
Pensar sustentabilidade é pensar não só em cuidar da flora, mas da fauna também. A tecnologia permite que produtos não precisem ser testados em animais, protegendo-os.
Outro ponto a se pensar é sobre a extração de ervas, frutas e outros ingredientes usados em cosméticos que venham de monoculturas, a partir da exploração da terra de forma inapropriada.
Procurar empresas que compram matéria-prima de cooperativas e micro-produtores, além de apoiar o meio ambiente, faz girar a economia.
6. Tecido sustentável
Existem tecidos cujo processo de tingimento e confecção pode envolver tanto a poluição de rios quanto o trabalho escravo, que é ilegal.
É sempre importante fazer uma pesquisa sobre marcas que utilizem de confecções ecológicas, que não agridam, poluam ou possam ir contra princípios éticos.
Tecidos sustentáveis também duram mais tempo, fazendo com que não haja necessidade de comprar tantas roupas.
Uma dica para o cotidiano é optar por peças básicas, que rendam mais combinações, evitando um excesso de peças desnecessário.
7. Programe seu dia a dia
Desde a coleta seletiva diária à escolha dos alimentos que comerá, é possível estar em acordo com o que é melhor tanto para a sociedade quanto para o planeta.
Trocar hábitos aos poucos ajuda a concretizar a mudança de rotina, para que seja mais simples a adesão.
Por essa ótica, a tecnologia permite que os estudos e pesquisas sejam feitos, melhorando a qualidade dos produtos em relação à ecologia, mas também abre caminhos para que os consumidores finais tenham acesso à informação.
Fonte: Barbara Guides