No Banner to display

Notícias Gerais

- Atualizado em

Serviços cartoriais: veja diferença entre firma reconhecida, autenticação e outros termos

Todo mundo, uma vez ou outra, precisará de serviços de cartório e provavelmente ficará em dúvida sobre algum termo ou documento solicitado. Quem vai fazer um empréstimo com imóvel, por exemplo, precisa apresentar documentos diversos, além de realizar reconhecimento, autenticação e outros processos. 

Portanto, é imprescindível entender do que se trata cada um desses termos para não ter problemas futuros com a situação. Veja, a seguir, o que são cada um dos tipos de serviços de cartório para se garantir. 

Diferenças entres os serviços de cartório

Os cartórios são divididos de acordo com seus serviços, como registro de imóveis, registro de vendas, de contas e civil (para casamentos e nascimentos). No Brasil existem os seguintes cartórios:

  • cartórios de notas;
  • cartórios de protesto;
  • cartórios de registro de imóveis;
  • cartórios de registro de títulos e documentos;
  • cartórios de registro civil das pessoas jurídicas;
  • cartórios de registro civil das pessoas naturais e de interdições e tutelas;
  • oficiais de registro de distribuição.

Cada tipo de cartório oferece um tipo de serviço diferente, de acordo com a necessidade do indivíduo. Reconhecimento de firma e autenticação, por exemplo, são processos feitos no cartório de notas, enquanto registro de imóveis é feito no de homônimo e o de registro de pessoas também.   

Firma reconhecida

O termo “firma reconhecida” refere-se à assinatura de uma pessoa, ou seja, reconhecer firma é quando leva-se um contrato assinado no cartório que contém o cadastro de firma para que eles reconheçam como verdadeira. 

Assim, entende-se que o documento é válido. Esse reconhecimento é feito por meio de comparação, mas são utilizadas diferentes técnicas de reconhecimento para detectar fraudes. É um trabalho feito por um especialista no cartório. 

Autenticação

No caso da autenticação, o processo refere-se ao reconhecimento da veracidade das cópias de um documento. Assim, leva-se as cópias e os documentos originais para o cartório, onde será feita a comparação e verificação se as cópias são verdadeiras ou se não estão rasuradas. 

Esse processo é importante para garantir a identidade dos envolvidos e outras informações pessoais. Nesse caso, a análise é feita pelos atendentes, mas também pode ser passado para alguém especializado se houver necessidade. 

Lavrar escritura

A escritura é o documento mais importante de todos em processos de compra e venda de imóveis. É esse o documento que registra a negociação e a transação e indica quem é o atual proprietário. 

O processo de lavrar a estrutura nada mais é do que sua elaboração. É preciso atenção e cuidado com esse processo, por isso é feito dentro dos cartórios, com profissionais especializados nesse tipo de documento. 

Registro de escritura

Depois de lavrar a escritura, é preciso também registrá-la. Apenas após esse processo a matrícula municipal do imóvel será alterada, colocando as informações do novo proprietário. 

Também é feito por um especialista. Os documentos referentes à propriedade de imóvel costumam ter valores mais elevados, já que são processos burocráticos que só podem ser feitos em cartório. 

Registro de Contrato de Empréstimo e Financiamento

Outro serviço oferecido por cartórios é o de registro de contratos de empréstimos e financiamentos. Nesse caso, o cartório registra, autentica e reconhece as informações do contrato, garantindo uma maior segurança. 

Essa é uma opção para quem quer uma segurança maior, mais realizados em casos de financiamentos. Também tem um valor mais elevado, mas pode ser útil em casos específicos. 

Protesto

O protesto é uma intimação a devedores de títulos, como duplicatas e cheques, ou seja, quando há envolvimento em alguma dívida, é neste cartório que se registra a situação, intimando a parte devedora a pagar. 

Quando não há o pagamento, é feito o protesto do título, registrando a dívida. Muito utilizado por empresas e instituições bancárias, esse serviço também conta com profissionais especializados para a situação. 

#reconhecimento de firma #autenticação #serviços cartoriais

Fonte: Barbara Guides

No Banner to display

Comentários