seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Membros da sociedade civil terão participação direta

O Comitê Gestor da Internet reuniu-se na sexta-feira (23/1), em São Paulo, dando início ao processo de democratização da Internet no país.

O Comitê Gestor da Internet reuniu-se na sexta-feira (23/1), em São Paulo, dando início ao processo de democratização da Internet no país.

Pela primeira vez desde a criação do Comitê, em maio de 1995, membros da sociedade civil serão eleitos e participarão diretamente das deliberações.

De acordo com o Decreto nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, o Comitê é composto por 21 membros, que foram nomeados pelas Portarias Interministeriais nº 9 e 10, de 9 de janeiro, e nº 18, de 13 de janeiro. Nove são representantes do governo e um de notório saber em assuntos de Internet.

Onze membros respondem em caráter provisório até as eleições, sendo quatro do setor empresarial, quatro do terceiro setor e três da comunidade científica e tecnológica. Os membros eleitos serão escolhidos em colégio eleitoral formado por entidades e representantes de cada segmento.

Durante a reunião, o Comitê decidiu que as eleições serão realizadas via Internet utilizando-se certificados digitais da ICP-Brasil. O processo será implantado pelo Registro.br, instituição responsável pelo registro de domínios da Internet no Brasil, com a orientação técnica do ITI – Instituto Nacional de Tecnologia da Informação.

Segundo o presidente do ITI e representante da Casa Civil no Comitê, Sérgio Amadeu, esse é um passo importante para a inovação, tanto no aspecto democrático como tecnológico. Esse será um bom exemplo de como transações via rede podem ser feitas de forma segura e ágil, comentou Amadeu.

Ficou definido na reunião o calendário do processo eleitoral. Na segunda quinzena de fevereiro está prevista a colocação em consulta pública do edital que regulará o processo. As inscrições dos candidatos deverão ocorrer na segunda quinzena de abril e o resultado estará publicado até 31 de maio.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Homem será indenizado após receber multas de motocicleta que havia vendido
Caixa deve indenizar cliente por movimentações fraudulentas em poupança
Advogada associada não consegue vínculo de emprego com escritório de advocacia