seu conteúdo no nosso portal

Crítica de Lula ao STF deu início à briga

Crítica de Lula ao STF deu início à briga

Os desentendimentos entre Luiz Inácio Lula da Silva e o Judiciário começaram em abril de 2003, quando o presidente defendeu o controle externo da instituição e a abertura de sua "caixa-preta".

Os desentendimentos entre Luiz Inácio Lula da Silva e o Judiciário começaram em abril de 2003, quando o presidente defendeu o controle externo da instituição e a abertura de sua “caixa-preta”. A afirmação provocou forte reação da cúpula dos tribunais, que viu uma ameaça à independência daquele Poder.

O então presidente do Supremo, ministro Marco Aurélio Mello, que recebera visita de Lula um pouco depois de este ser eleito e o elogiara, fez duras críticas ao presidente.

As desavenças se acirraram com o envio da proposta de reforma previdenciária, que pedia o fim da aposentadoria integral dos juízes. Na queda de braço, Lula chegou a pedir “agilidade” do Judiciário nos casos de corrupção e disse que os juízes não o impediriam de fazer com que o país assuma um papel de destaque.

A reação mais pesada partiu de Maurício Corrêa, então já à frente do STF, que criticou o “centralismo stalinista” do governo e os “impropérios”, as “manipulações políticas” e o “deslumbramento” do presidente.

Os dois se encontraram uma semana depois das declarações de Corrêa, na festa de 7 de Setembro. Dividiram o mesmo palco, mas não se cumprimentaram. No último dia 18, quando o STF completou 175 anos, Lula não compareceu ao evento. No mesmo dia, o governo organizou um ato no Itamaraty. Corrêa também não foi.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico