seu conteúdo no nosso portal

Para TSE, perda de cargo e crime de corrupção eleitoral são ações independentes

Para TSE, perda de cargo e crime de corrupção eleitoral são ações independentes

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem de receber denúncia do Ministério Público (MPE) contra o prefeito de Cunha, José de Araújo Monteiro (PFL, atual DEM), por crime de corrupção eleitoral previsto no artigo 299 da Lei 4.737/65 (Código Eleitoral).

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem de receber denúncia do Ministério Público (MPE) contra o prefeito de Cunha, José de Araújo Monteiro (PFL, atual DEM), por crime de corrupção eleitoral previsto no artigo 299 da Lei 4.737/65 (Código Eleitoral).

A determinação é do ministro Cezar Peluso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que acatou recurso do MPE (Resp 28131), no qual pedia para que o prefeito fosse penalizado por ter custeado tratamento médico de eleitores durante a campanha eleitoral de 2004.

O Regional Paulista negou o pedido do MPE alegando que o prefeito não poderia sofrer sanções pois as provas contra ele não eram “suficientemente robustas”, o que levou tanto o juiz eleitoral quanto o próprio TRE a julgar improcedente o pedido de ação de impugnação de seu mandato.

Cassação e corrupção eleitoral

O ministro Cezar Peluso ressalta em sua decisão que o indeferimento da impugnação de mandato eletivo previsto no artigo 41-A da Lei 9.504/97 (Lei Eleitoral) não exclui a pena prevista no artigo 299 do Código Eleitoral. Isso porque, conforme jurisprudência do TSE, tratam-se de duas ações independentes. Por isso, o relator determinou a devolução do pedido do MP ao Regional para recebimento da denúncia.

O artigo 41- A da Lei Eleitoral prevê a cassação do registro ou diploma do candidato que praticar captação ilícita do sufrágio, como por exemplo: doar, oferecer bem a eleitor com o fim de obter votos. O artigo também prevê a aplicação de multa.

Já o artigo 299 do Código Eleitoral prevê prisão e pagamento de multa caso o candidato ofereça ou prometa dinheiro ou qualquer outra vantagem para conseguir votos.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico