seu conteúdo no nosso portal

Gestor também é reponsabilizado pelo fornecimento de medicamento

Gestor também é reponsabilizado pelo fornecimento de medicamento

O Estado do Rio Grande do Norte foi obrigado a fornecer, para uma usuária do SUS, o medicamento Hepato Diet, para reforço no tratamento de uma neoplasia de pulmão.

O Estado do Rio Grande do Norte foi obrigado a fornecer, para uma usuária do SUS, o medicamento Hepato Diet, para reforço no tratamento de uma neoplasia de pulmão. A decisão da 3ª Câmara Cível do TJRN, cujo relator do processo foi o Dr. Ibanez Monteiro da Silva (Juiz convocado), também definiu multa diária no valor de mil reais, a ser dirigida também à autoridade omissa, notificando-se, assim, o Secretário Estadual de Saúde.
O gestor da pasta da saúde estadual alega que “oscila entre dois dramas”: o de ser responder por crime de improbidade administrativa por ter descumprido a Lei nº 8.666/93, ou o de ser condenado pessoalmente em multas por descumprimento de decisões em sede de antecipação de tutela.
Sustenta que a decisão, na medida que ultrapassa a Fazenda do Estado, alcançando a pessoa do administrador, toma contornos de pena administrativa, ou até penal, culminando em afronta expressa ao Princípio Constitucional do Devido Processo Legal.
No entanto, o relator do processo no TJRN destaca que, por ser o agente público o responsável pelo cumprimento da decisão judicial e considerando que a multa arbitrada tem caráter de motivar o rápido cumprimento de decisão pelo Estado, as multas devem ser suportadas pelo gestor da Secretaria de Saúde, como uma forma de garantir a efetividade da medida.
A decisão também ressaltou os doutrinadores Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero, os quais ressaltam que não deve ficar descartado que, em casos graves, a multa venha a ser aplicada diretamente contra a pessoa da autoridade coatora (assim como, em processos de outra natureza, contra o agente público incumbido do cumprimento da decisão).
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico