seu conteúdo no nosso portal

Atraso na entrega de imóvel pela construtora gera danos morais, pagamento de aluguel e multa

Atraso na entrega de imóvel pela construtora gera danos morais, pagamento de aluguel e multa

As construtoras, ao venderem as unidades, ainda na planta, estipulam prazo para entrega, inserindo cláusula de tolerância (no caso de atraso), em regra, de 180 dias, isentando-a de qualquer multa ou ônus.

Contudo, a cláusula é NULA e havendo atraso na entrega, o comprador deve ser indenizado com multa, danos morais e recebimento de aluguel mensal, além de outras eventuais despesas sofridas.

As construtoras, ao estipularem o prazo de entrega, já consideram (ou deveriam considerar) as intercorrências contratuais que acarretam o atraso, sendo ilegal a cláusula de tolerância.

Nesse sentido, o art. 51 do Código do Consumidor e os Tribunais são pacíficos e homogêneos ao reconhecer a abusividade da cláusula, condenando a construtora ao pagamento mensal de aluguel, danos morais e multa.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico