seu conteúdo no nosso portal

Consultora do Grupo Brasil Telecom será indenizada por trabalhar em ambiente hostil

Consultora do Grupo Brasil Telecom será indenizada por trabalhar em ambiente hostil

Uma consultora de projetos do Grupo Brasil Telecom receberá R$ 15 mil de indenização por danos morais. A decisão é da juíza titular da 5ª Vara do Trabalho de Brasília, Elisângela Smolareck. Para ela, ficou comprovado – inclusive por meio do depoimento de testemunhas – que a trabalhadora era submetida a um ambiente hostil de trabalho, ocasionado pelo comportamento de uma coordenadora que tratava a empregada com gritos, perseguições e descortesia, humilhando-a e expondo-a.

Conforme informações dos autos, a superiora hierárquica tratava a consultora e outras trabalhadoras do setor de forma grosseira e desrespeitosa, inclusive gritando e praticando discriminação velada ou ostensiva. De acordo com a magistrada, o dano moral decorrente desse assédio se traduz em prejuízo de ordem subjetiva, ou seja, em dor, sofrimento, vergonha, tristeza, entre outros sentimentos.
“O ambiente de trabalho nessas condições é hábil a causar desânimo e tristeza a quem dele participa, especialmente a quem se sente discriminado, sendo a situação apta a caracterizar o assédio moral que equivale à lesão psicológica causada por relações de trabalho não saudáveis e desajustadas ao que deveria ser uma condição de trabalho digna e respeitosa”, salientou a juíza na sentença.
(Bianca Nascimento)
Processo nº 0000947-21.2012.5.10.005

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico