Por determinação da Justiça um casal de idosos vai ter a casa demolida em Ubatuba, no Litoral Norte paulista, porque o imóvel está em área de preservação ambiental. A casa pertence aos lavradores Maria Medina da Silva, de 65 anos e Sebastião Pereira da Silva, de 66 anos, que moram no local há mais de 30 anos. O imóvel construído em madeira e tijolos foi erguido em uma área de propriedade do Parque Estadual da Serra do Mar.
A determinação é da juíza da 1ª Vara Cível de Ubatuba, Mônica Di Stasi. Na mesma situação há, segundo a prefeitura, outras 59 casas, no mesmo bairro Pé da Serra. Pelo menos dez já foram demolidas e as outras estão respondendo a ação civil pública e podem ser derrubadas assim que a Justiça determinar.
A demolição da casa de Maria e Sebastião está marcada para quarta-feira. Sem aposentadoria nem salário os dois plantam banana e urucum e vendem na beira da rodovia Oswaldo Cruz. Eles contam que não tem para onde ir e por isso decidiram pedir ajuda da Câmara Municipal. “Eles moram lá antes da criação do Parque Estadual”, disse o vereador Jairo dos Santos (PT). O casal e as outras famílias na mesma situação serão inscritos para sorteio de 144 casas construídas pela CDHU.