seu conteúdo no nosso portal

Presidente do STF recebe magistrados do BRIC em programa de intercâmbio

Presidente do STF recebe magistrados do BRIC em programa de intercâmbio

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o Brasil ocupa lugar de destaque no cenário internacional, inclusive no âmbito do Poder Judiciário.

 
Na manhã dessa segunda-feira (1º), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, presidiu a cerimônia de abertura do 1º Programa de Intercâmbio de Magistrados do Fórum BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. São cinco juízes de cada um desses países que estão no Brasil para conhecer a estrutura do Poder Judiciário. Até o próximo dia 12, eles percorrem os tribunais superiores e participam de palestras e colóquios.
De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o Brasil ocupa lugar de destaque no cenário internacional, inclusive no âmbito do Poder Judiciário. Por isso, é necessário se fazer conhecer junto à comunidade judicial internacional. O Brasil também está entre as dez nações mais desenvolvidas, além de ser uma das maiores democracias vitais e ativas do mundo e, para o ministro, “temos que nos integrar mais e mais nesse processo de cooperação”. No próximo ano, em janeiro de 2011, o Brasil sediará o Encontro Mundial de Cortes Constitucionais, no Rio de Janeiro (RJ) e esse é mais um motivo para buscar a cooperação.
Além disso, o ministro afirmou que o país tem um Judiciário bastante diferenciado, independente com concepção de autonomia administrativa e financeira bastante acentuada. Dentre a programação dos magistrados, irão conhecer o processo virtual, o papel da Justiça Eleitoral, com um sistema de votação moderno e a realização de eleições seguras e conhecerão também a TV Justiça, que desperta muito interesse nos visitantes de outros países por causa da transmissão ao vivo das sessões plenárias.
O intercâmbio também é coordenado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), presidida pelo ministro Fernando Gonçalves. Em sua opinião, o programa “torna realidade algo que era apenas uma meta” e a tendência é evoluir para se tornar um programa permanente. “Creio sinceramente que isso vai evoluir para a congregação de outros países na área da cooperação judiciária internacional”, afirmou.
Na sequência da programação de hoje, os magistrados ouvem a juíza Mônica Sifuentes, chefe da delegação brasileira de juízes do fórum. Ela fala sobre a formação do estado brasileiro, uma vez que não adianta explicar o funcionamento do sistema judicial se as pessoas não têm o conhecimento de como funciona o Brasil como Estado. Depois haverá reuniões com os juízes para diálogos e conversas informais sobre o país e o Judiciário. A ideia é que a delegação brasileira possa assimilar experiências e possam também multiplicar esse conhecimento dentro do Brasil.
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico