seu conteúdo no nosso portal

Justiça Suíça veta acordo de cooperação com o Brasil

Justiça Suíça veta acordo de cooperação com o Brasil

A Justiça suíça barrou um acordo de cooperação em matéria penal com o Brasil. Por recomendação do Poder Executivo, o Parlamento suíço colocou na geladeira um entendimento que poderia permitir que informações sobre casos de lavagem de dinheiro e crimes financeiros fossem enviadas à Justiça brasileira com maior facilidade.

A Justiça suíça barrou um acordo de cooperação em matéria penal com o Brasil. Por recomendação do Poder Executivo, o Parlamento suíço colocou na geladeira um entendimento que poderia permitir que informações sobre casos de lavagem de dinheiro e crimes financeiros fossem enviadas à Justiça brasileira com maior facilidade. Na Suíça, porém, o tema é tratado com cautela e, no governo, não se descarta que as ações do Brasil contra os banqueiros suíços possam contaminar a primeira visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país dos Alpes, em janeiro.

O Brasil fechou um entendimento de cooperação judicial em 2004, mas nunca foi aprovado pelo Parlamento do país. Inicialmente, o argumento era o de que a Justiça brasileira havia utilizado de forma ilegal alguns extratos bancários dados pelos suíços em processos no País, principalmente nas investigações sobre o deputado Paulo Maluf. Como retaliação, o tema foi retirado da pauta do Parlamento e ninguém sabia dizer quando seria votado.

As últimas ações da Polícia Federal, tanto em relação ao Credit Suisse em 2006 e agora no UBS e Leu, põem ainda mais dúvidas sobre a aprovação do acordo. Oficialmente, porém, o governo suíço alega que a demora ocorre apenas por motivos burocráticos. As informações são do jornal

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico