seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Direito de usucapião para neto sobre veículo do avô

Um porto-alegrense de 29 de idade ingressou com ação judicial de usucapião de bem móvel, pleiteando a declaração de propriedade de um automóvel Volkswagen Polo. Informou que bem foi adquirido por seu avô em 1999, com alienação fiduciária. Destacou que utiliza o veículo desde que completou 18 anos e que todas as parcelas estão quitadas, mas mesmo assim permanecia o gravame da alienação fiduciária.

A petição inicial relata também a existência de uma constrição sobre o bem, ocorrida em 2011, quando o autor da ação já exercia a posse, de forma mansa e pacífica. Tal restrição é oriunda de uma ação de execução fiscal da União Federal contra o seu falecido avô.

A empresa de consórcios que vendeu o automóvel não mais existe, tendo sido realizada a sua citação por edital, com a nomeação de curador especial, que contestou a ação. Encerrada a instrução processual, foi proferida sentença de procedência para reconhecer o autor como proprietário. Todavia, o juiz Daniel Henrique Dummer, da 1ª Vara Cível de Porto Alegre não ordenou as baixas das restrições existentes.

Foi interposto recurso de apelação, provido pela 14ª Câmara Cível do TJRS, para declarar ter ocorrido no mês de novembro de 2010 a aquisição do veículo por usucapião reconhecido ao neto. O acórdão determinou a expedição de ofício ao Detran/RS para que seja regularizada a documentação do veículo em nome do autor, com a baixa das restrições.

Em seu voto, o desembargador Mário Crespo Brum, relator, fundamentou que “para a plena eficácia da sentença que julgou procedente a ação de usucapião, impõe-se a baixa das restrições do veículo, assim como a regularização da propriedade do veículo em nome do autor”. Destacou, todavia, que as eventuais multas existentes sobre o veículo não são objeto de qualquer isenção. Há trânsito em julgado.

Os advogados Marcos Longaray, Jacques Vianna Xavier e Cassiano Cordeiro Alves atuaram em nome do autor. (Proc. nº 001/1.13.0039881-8)

Fonte: espacovital.com.br

#usucapião #avô #veículo #neto

Foto: pixabay

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Empresa que não gerenciou risco para minimizar roubo de carga tem indenização negada
STF afasta condenação por porte ilegal de arma que não disparava
Justiça anula nomeações de parentes no serviço público do Maranhão