seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Justiça Federal na Bahia obriga INSS a pagar pensão para homem por morte de esposa

A Câmara Regional Previdenciária da Bahia, órgão da Justiça Federal, manteve a decisão que obriga o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a conceder pensão por morte a um homem pelo falecimento da esposa – uma trabalhadora rural. O INSS havia recorrido da decisão de 1º Grau que obrigava o pagamento do benefício.

No pedido, a autarquia alegou que não era possível flexibilizar os requisitos de enquadramento dos segurados de baixa renda, dizendo descaber o reconhecimento da qualidade de segurada por possuir renda própria no CadÚnico. Segundo o relator do caso, juiz Saulo Casali,

Ao analisar o processo, o relator, juiz federal convocado Saulo José Casali Bahia, afirmou que, segundo a legislação previdenciária, é necessária a comprovação do óbito, da qualidade de segurado do falecido, bem como da condição de beneficiário da parte requerente. O óbito e a dependência econômica entre o autor e a falecida à época da morte restaram devidamente comprovados nos autos. No que tange à condição de segurada, o juiz federal ressaltou que o fato de a autora estar inscrita como contribuinte facultativo de baixa renda pelo INSS demonstra sua condição de baixa renda.

Fonte: Bahia Noticias

#pensão #morte #esposa #homem

Foto: divulgação da Web

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Empresa que não gerenciou risco para minimizar roubo de carga tem indenização negada
STF afasta condenação por porte ilegal de arma que não disparava
Justiça anula nomeações de parentes no serviço público do Maranhão