seu conteúdo no nosso portal

TRT-SP: Em trabalho voluntário e religioso inexiste vínculo de emprego

TRT-SP: Em trabalho voluntário e religioso inexiste vínculo de emprego

Auxiliar de pastor, cujas funções são de caráter religioso e não econômico, relacionadas à finalidade da instituição religiosa, não é empregado.

Auxiliar de pastor, cujas funções são de caráter religioso e não econômico, relacionadas à finalidade da instituição religiosa, não é empregado. Com esta tese do Desembargador Federal do Trabalho Davi Furtado Meirelles, os Desembargadores da 9ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) negaram provimento a pedido de reconhecimento de vínculo trabalhista.

A decisão foi dada em recurso que pedia reforma de sentença para o reconhecimento do vínculo empregatício e demais verbas dele decorrentes.

O Desembargador Davi Furtado Meirelles, entendeu que a relação de subordinação do reclamante com a instituição religiosa não era uma subordinação jurídica, e que suas funções eram de caráter religioso, decorrente da hierarquia da instituição, “unindo o fiel à sua causa, relação que escapa ao direito”.

No entendimento do Desembargador, aplica-se a lei 9.608/98, que dispõe sobre o serviço voluntário, ressaltando-se a presença do pacto formal de prestação de serviços (ou termo de adesão referido no art. 2º da lei)” e completa “… atividade esta de natureza religiosa, rol meramente exemplificativo do art. 1º da mesma lei, sem onerosidade nos moldes do labor voluntário”.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico