seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Conheça o programa Procel do governo para o uso eficiente da energia elétrica

Percebeu aumento na conta de luz e está precisando economizar eletricidade? Confira algumas dicas do Procel para conseguir isso!

No último ano, os brasileiros vivem o aumento generalizado do custo de vida. Seja na hora de ir ao mercado fazer as compras do mês, no dia da feira ou no momento de pagar as contas, a sensação é de que dá para fazer cada vez menos coisas com a mesma quantidade de dinheiro.

E a sensação é verdadeira. Dados da Confederação Nacional da Indústria apontam que em 2021 deve haver um aumento total de 127,5% no custo da bandeira tarifária da eletricidade, o que deve causar um aumento de 16,8% no valor da conta de luz das famílias em relação ao valor inicial da bandeira vermelha patamar 2. 

Além da maneira como se usa a eletricidade diariamente, eletrodomésticos em bom estado, como um fogão de qualidade, são essenciais para ter um uso eficiente de eletricidade no ambiente doméstico.

Se o uso eficiente da energia elétrica já era uma preocupação há algumas décadas, o fato é que essa eficiência vem assumindo uma relevância crescente, o que motivou o poder público a estabelecer programas para conseguir isso. Você conhece o programa Procel? Confira mais sobre ele a seguir.

O que é

O Procel é o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, elaborado em 1985 para combater o desperdício de eletricidade e definir as boas práticas de uso. Essa iniciativa é executada pela Eletrobras e coordenada pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

Na prática, as determinações do Procel contribuem para aumentar a eficiência dos bens e serviços e para disseminar hábitos que permitam essa eficiência, o que é importante para a população e para o meio ambiente.

Atuação

O Procel atua em diferentes áreas que envolvem o uso eficiente da eletricidade. Uma delas é a partir do Selo Procel, que identifica aparelhos e eletrodomésticos mais eficientes neste uso.

Esse selo é uma tentativa de induzir o desenvolvimento tecnológico dos produtos disponíveis no mercado nacional e motivar os consumidores a considerarem a eficiência energética de um equipamento antes de comprá-lo.

O Procel também atua sobre as edificações (públicas, comerciais e residenciais). Sendo grandes consumidores de eletricidade, essas construções precisam ser orientadas e fiscalizadas para não desperdiçar o recurso. O Procel  disponibiliza recomendações especializadas e simuladores para que diferentes tipos de edificação verifiquem se seu uso energético está eficiente.

O Procel também atua no poder público, fornecendo ferramentas, treinamento especializado e auxílio no planejamento e na implantação de projetos que reduzem o consumo de eletricidade em municípios. Vale ressaltar, sobre o poder público, que o Procel também determina recomendações para um uso eficiente de água no setor de saneamento básico.

A indústria e o comércio envolvem processos produtivos complexos que consomem muita água e eletricidade. Por isso, o Procel também tem ações para esses setores econômicos, disponibilizando manuais, treinamentos e ferramentas computacionais para otimizar os sistemas produtivos dessas duas áreas, reduzindo desperdícios de eletricidade.

Outro setor estratégico é a iluminação pública. Por isso, o Procel apoia prefeituras durante o processo de planejamento e implantação de projetos para melhorar a iluminação pública e os semáforos e para substituir equipamentos por outros mais eficientes.

De forma geral, o Procel é uma iniciativa fundamental para elaborar e disseminar informação qualificada sobre eficiência energética. A partir de ações educacionais e de comunicação, este programa é fundamental para ajudar a conscientizar toda a população, de consumidores a empresários, pesquisadores e investidores, sobre a importância de otimizar o uso da eletricidade.

Somente entre 1986 e 2017, o programa gerou uma economia total de energia em torno de 128,6 bilhões de kWh. 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Operadora terá que indenizar consumidor por cobrança de contrato cancelado
Mulher com deficiência garante direito a isenção do IPI sobre compra de veículo
TJPE mantém indenização de R$ 28 mil para casal abordado de forma truculenta pela Polícia Militar