A justiça espanhola se declarou nesta terça-feira competente para instruir uma denúncia por genocídio apresentada em Madri contra sete dirigentes políticos e militares chineses pela repressão das manifestações de março, no Tibete, informaram fontes judiciais.
A ação foi apresentada no dia 9 de julho pelo Comitê de Apoio ao Tibete (CAT) e outras associações pró-tibetanas.
Entre ls denunciados figura o ministro chinês da Defesa, Liang Guanglie.
A Audiência Nacional, encarregada das causas abertas por crimes contra a humanidade e genocídio, indicou “aceitar a competência da jurisdição espanhola e deste juizado central de instrução para investigar os fatos denunciados e admitir o trâmite da ação”.
A justiça espanhola proclamou em 2005 sua competência universal em causas de genocídio e crimes contra a Humanidade, alegando que “o princípio de jurisdição univeresal prima sobre a existência ou não de interesses nacionais”.