A presidente do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, defendeu, na mensagem do Poder Judiciário na abertura da ano Legislativa do Congresso Nacional a introdução do processo eletrônico na justiça brasileira.
Segundo ela, nesse campo não é possível “retroceder”. “Tenho confiança que assim como o uso da urna eletrônica qualquer estranheza com o processo eletrônico será superada”, afirmou. Ela disse que a partir de março 26 tribunais já estarão utilizando processo eletrônico.
A ministra defendeu também o Conselho Nacional de Justiça que, segundo ela, em um ano e meio de funcionamento suas finalidades têm sido atendidas. Na mensagem ao Congresso, ela entregou um relatório sobre a atuação do Conselho.
Ellen Gracie também agradeceu ao Congresso pela aprovação de três projetos de lei que tratam do aperfeiçoamento do poder Judiciário. Entres projetos, citou o que estabelece a súmula vinculante.