O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) recorreu na última sexta-feira da liminar da Justiça Federal de Rondônia que suspendeu a licença ambiental que autorizou o início das obras da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira (RO).
O recurso protocolado pela instituição é um pedido de reconsideração da decisão do juiz Élcio Arruda, da 3ª Vara da Justiça Federal de Rondônia, que havia suspendido as obras, e a expectativa é de que o recurso seja julgado na próxima segunda-feira (dia 1º).
Licença completa
A liminar foi concedida a pedido do secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Organizações Não Governamentais (ONGs) e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBOMS), Ivan Marcelo Neves. Na liminar, o juiz exigiu que o início das obras só aconteça quando o Ibama liberar a licença de instalação para todo o empreendimento.
A licença autorizava o consórcio vencedor do leilão da hidrelétrica, Energia Sustentável do Brasil (Enersus), a instalar o canteiro de obras e fazer outros trabalhos iniciais para a futura construção da usina.
A Justiça do Direito Online