seu conteúdo no nosso portal

Acusação indevida de furto gera indenização

Acusação indevida de furto gera indenização

Um morador do município de Jardim do Seridó (RN) vai receber indenização por danos morais, a ser paga por outro seridoense, que o acusou de ser o autor do furto de aparelho celular

Um morador do município de Jardim do Seridó (RN) vai receber indenização por danos morais, a ser paga por outro seridoense, que o acusou de ser o autor do furto de aparelho celular, o que resultou até em um inquérito policial, arquivado posteriormente, por falta de indícios da autoria do crime.
A vítima do furto alegou, no recurso (Apelação Cível n.° 2010.000300-7), movido junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, que não apontou o autor da ação inicial como o praticante do delito e afirmou que o fato não gerou nenhuma repercussão entre as pessoas da cidade que pudesse causar constrangimento moral.
O apelo teve provimento parcial no TJRN, apena para determinar que a incidência da correção monetária ocorra a partir da data da sentença (09/09/08), que fixou o valor da indenização, conforme prevê a Súmula nº 362 do STJ.
De acordo com a decisão no TJRN, o dano está baseado na situação fática narrada pelo suposto autor do crime, ao narrar que sofreu abalos de índole moral, passando a ser mal visto e com desconfianças no meio social em que vive, em razão de ter sido acusado do cometimento de furto, afirmação esta que desencadeou na instauração de inquérito policial, o qual foi arquivado a pedido do Ministério Público diante da falta de indícios veementes sobre a autoria delitiva.
Segundo a 1ª Câmara Cível do TJRN, a pessoa acusada da prática de um crime, recebe o impacto desmoralizador da conduta social que lhe foi imposta, atingindo o prestígio que gozava perante seus semelhantes.
 

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico