seu conteúdo no nosso portal

Admitida reclamação sobre bloqueio de alto valor nas contas de seguradora por juizado especial

Admitida reclamação sobre bloqueio de alto valor nas contas de seguradora por juizado especial

A ministra Isabel Gallotti admitiu o processamento de reclamação proposta pela HDI Seguros (sucessora da HSBC Seguros) contra decisão do Juizado Especial de Blumenau (SC), que manteve o bloqueio de R$ 1.068.781 das suas contas bancárias.

  A ministra Isabel Gallotti admitiu o processamento de reclamação proposta pela HDI Seguros (sucessora da HSBC Seguros) contra decisão do Juizado Especial de Blumenau (SC), que manteve o bloqueio de R$ 1.068.781 das suas contas bancárias. A ministra concedeu liminar para suspender os efeitos da execução, até o julgamento da reclamação pela Segunda Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Familiares de vítima de acidente de trânsito ajuizaram ação de reparação de danos. Em primeira instância, o pedido foi julgado procedente, tendo a decisão transitado em julgado. Ao promoverem a execução da sentença, somente contra um dos dois réus, os autores pediram ao magistrado a penhora dos créditos referentes à apólice de seguro, caso o pagamento não fosse efetuado.

Como não houve o pagamento, o juiz determinou a penhora de contas bancárias da HDI Seguros, apesar de esta não ter participado do processo. Diante disso, a seguradora opôs embargos à execução, alegando prescrição, nulidade do bloqueio das contas e, ainda, excesso da execução.

Para a turma recursal, apesar de não ter figurado na ação de conhecimento, a seguradora legitimou-se passivamente na execução por seu comparecimento voluntário e reconhecimento da obrigação.

Prescrição

Na reclamação, a seguradora afirmou que o não reconhecimento da prescrição da execução pela turma recursal contraria jurisprudência do STJ. Além disso, segundo a seguradora, o fato de uma demanda com valor tão alto ter sido processada e julgada em juizado especial também destoa do entendimento do STJ.

A ministra Isabel Gallotti considerou estarem presentes no caso os requisitos autorizadores da concessão de liminar, em razão de ter sido processada e julgada ação com valor muito superior ao limite fixado para os processos de competência dos juizados especiais e, além disso, pela possibilidade de ser liberado para os autores, a qualquer momento, o valor bloqueado.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico