seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Água, sinal verde para a vida

A campanha da fraternidade deste ano, lançada no último dia 26 de outubro em todo o mundo pela igreja católica, traz como tema à “Fraternidade e água” e como le

A campanha da fraternidade deste ano, lançada no último dia 26 de outubro em todo o mundo pela igreja católica, traz como tema à “Fraternidade e água” e como lema “Água, fonte de vida” e convida a uma seria reflexão sobre os problemas que toda a humanidade enfrenta nesta questão.

A Declaração universal dos direitos da água declara que “a água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos”.

Você deve estar se perguntando, e qual a relação do trânsito com o grande problema mundial da falta d’água? O Código de Trânsito Brasileiro faz questão de tratar o cidadão, como elemento fundamental dentro da questão trânsito, dedicando-lhe inclusive um capitulo.

O cidadão é o individuo em pleno gozo dos seus direitos civis e políticos, mas que precisa ter um mundo onde possa usufruir estes direitos, para isto o único caminho é preservar o patrimônio maior da humanidade: a água.

Então amigo cidadão seja você pedestre ou condutor, procure ajudar nesta tarefa de preservação da água, pois já existem hoje em torno de um bilhão e meio de pessoas no mundo que precisam andar quilômetros para encontrar água pura.

Pedestre, seja um guardião do desperdício, na sua casa, nos locais públicos e no seu trabalho, denuncie, repreenda, corrija e contribua, pois a cada gota de água economizada podemos estar salvando uma vida, em algum lugar do planeta.

Condutor, a sua maior economia está na hora de lavar seu veículo, aposente a mangueira, utilize o balde e evite lavagens em excesso e desnecessárias.

Trânsito é vida, água é vida, portanto, preservar a vida é dever de todo cidadão. Sejamos amigos do trânsito, sendo também amigos da água.

Dicas da trânsitoweb

Economizar água não é mais só um hábito saudável. Hoje, é uma grande responsabilidade com o futuro. Se não mudarmos nossos hábitos, a escassez de água para o consumo vai nos afetar seriamente.

No banheiro

Feche a torneira enquanto escova os dentes ou passa o creme de barbear. Não tome banhos demorados. Cinco minutos no chuveiro são suficientes. Descarga gasta muita água. Não acione à toa. Nunca use o vaso sanitário como lixeira ou cinzeiro e mantenha a válvula de descarga sempre regulada.

Consumo:

Ao fazer barba em 5 minutos com a torneira meio aberta, você gasta até 12 litros. Se você fizer um tanquinho (prendendo a água na pia) o gasto cai para 2 litros. Uma ducha durante 5 minutos consome 135 litros de água, se você fechar a torneira enquanto se ensaboa e diminuir o tempo de banho para 5 minutos o gasto cai para 45 litros. Escovar os dentes com a torneira meio aberta gasta-se 80 litros de água. se você usar um copo e fechar a torneira você economiza 79 litros isto é você vai gastar apenas 1 litro.

Na cozinha

Antes de lavar pratos e panelas, limpe bem os restos de comida e jogue no lixo. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Uma boa dica é colocar água até a metade da pia com detergente e deixar a louça de molho. Ensaboe. Depois encha a pia de novo com água limpa e enxágüe de uma só vez.



Consumo:

117 litros com a torneira meio aberta durante 15 minutos. Se você usar nossa dica esse consumo cai para 20 litros.

No jardim, no quintal e na calçada

Evite lavar o carro na estiagem. Se necessário use um balde e um pano, nunca a mangueira. Não use a mangueira para limpar a calçada. Use uma vassoura. Para sujeiras localizadas use um pano umedecido. Para regar as plantas use o regador ou um balde.

Lavar o carro com a torneira meia volta aberta gasta-se até 516 litros em 30 minutos. Se usar um balde você gasta cerca de 40 litros. Lavar calçada durante 15 minutos gasta-se 279 litros de água. Porém você pode usar a vassoura e não gastar água.

Na lavanderia

Não fique lavando aos poucos. Deixe a roupa acumular e lave tudo de uma vez. Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega a roupa. No tanque deixe as roupas de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Depois aproveite a água para lavar o quintal. Só ligue a lavadora de roupa quando estiver cheia

Consumo:

Uma lavadora de 5 quilos de capacidade gasta 135 litros de água, portanto, só use a máquina quando estiver com a capacidade total. Um tanque com torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a 279 litros! Por isso deixe acumular a roupa para lavar tudo de uma só vez e use a água que sobrou para lavar o quintal.

Vazamentos

Pinga-pinga de torneira gasta muita água. Sempre que necessário troque o “courinho”. Verifique o vaso sanitário jogando cinzas no fundo se houver movimentação é porque tem vazamento. Feche as torneiras e aparelhos que usem água e confira o hidrômetro se ele se movimentar é porque tem algum vazamento em sua casa.

Consumo:

Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia. Isto é 1.380 litros por mês. Um buraco de 2 milímetros no encanamento pode causar um desperdício de 3.200 litros por dia.

Água, sinal verde para a vida

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STF concede liminar para manter funcionamento de hospital psiquiátrico
Dnit é condenado a pagar R$ 20 mil a motociclista vítima de acidente
Justiça garante o direito de visitação virtual à filha de apenado