seu conteúdo no nosso portal

Cooperativa de ônibus pagará reparação por morte de motociclista

Cooperativa de ônibus pagará reparação por morte de motociclista

A 12ª Câmara Extraordinária de Direito Privado do TJSP condenou uma cooperativa de transporte público a indenizar familiares de um motociclista morto em acidente de trânsito. Os valores foram fixados em R$ 100 mil por danos morais e R$ 636 para despesas com funeral, além de pensão mensal à mulher e ao filho da vítima.

De acordo com os autos, em agosto de 2004, ônibus e motociclista trafegavam em uma rua na capital paulista quando o coletivo atingiu o homem numa manobra de conversão. A cooperativa alegou não ser responsável pelo veiculo, não podendo arcar com os ônus das atividades exercidas pelos cooperados, e que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da vítima.
Para o relator Tercio Pires, a sociedade, como intermediadora de prestação de serviços de transporte coletivo, responde por falhas ocorridas, como no caso dos autos. “Não comporta guarida, ainda, a alegação de que o acidente ocorreu por culpa exclusiva da vítima; o conjunto probatório é no sentido de que foi causado pelo condutor do coletivo, que, imprudentemente, realizou manobra de conversão sem as devidas cautelas.”
O juiz auxiliar Dimitrios Zarvos Varellis e o desembargador Artur Marques da Silva Filho também participaram do julgamento, que teve votação unânime.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico