seu conteúdo no nosso portal

Conamp contesta norma do Acre sobre escolha do subprocurador-geral de Justiça

Conamp contesta norma do Acre sobre escolha do subprocurador-geral de Justiça

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3988), impugnando expressões contidas no parágrafo 4º do artigo 6º da Lei Complementar 8/83, com redação dada pela Lei Complementar 31/91, ambas do estado do Acre.

A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3988), impugnando expressões contidas no parágrafo 4º do artigo 6º da Lei Complementar 8/83, com redação dada pela Lei Complementar 31/91, ambas do estado do Acre. Alega que o dispositivo ofende o artigo 127, parágrafo 2º, da Constituição Federal (CF).

O dispositivo impugnado confere ao governador daquele estado a atribuição de também nomear o subprocurador-geral de Justiça, além da nomeação do procurador-geral de Justiça, que é o chefe do Ministério Público do estado. Com isso, segundo a Conamp, viola a autonomia funcional e administrativa do Ministério Público (MP), prevista no o artigo 127, parágrafo 2º, da CF, ao retirar da entidade, no Acre, a autonomia para escolher, livremente, o ocupante do cargo de subprocurador-geral de Justiça, sem interferência do chefe do Executivo estadual, ao qual cabe tão somente a nomeação do procurador-geral.

A Conamp sustenta que o artigo 128, parágrafo 3º, da CF, atribui ao chefe do Poder Executivo apenas a nomeação do procurador-geral. Já a nomeação do subprocurador-geral de Justiça, segundo ela, diz respeito somente à instituição, ou seja, “a competência para nomeação de cargos do Ministério Público situa-se no próprio âmbito da instituição, como decorrência necessária de sua autonomia funcional e administrativa, conforme prevê a Carta Magna, em seu artigo 127, parágrafo 2º”.

Diante disso, a Conamp pede que o parágrafo 4º do artigo 6º da Lei Complementar 8/83, com a redação dada pela Lei Complementar 31, do estado do Acre, passe a ter o seguinte teor: “O subprocurador-geral de Justiça será eleito na mesma data e por igual processo que o procurador-geral de Justiça”. Seria, retirada, portanto, a expressão hoje vigente: “sendo nomeado junto com este pelo governador do estado”.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico