seu conteúdo no nosso portal

Descontar da conta corrente dívida de cartão de crédito requer aviso

Descontar da conta corrente dívida de cartão de crédito requer aviso

Cláusula de contrato para pagar a fatura de crédito é abusiva se correntista não estiver ciente

Bancos estão promovendo descontos diretos na [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/4/descontar_da_conta_divida_de_cartao_requer_aviso_75820.html][color=#006600]conta corrente[/color][/url] de quem deixa de pagar a fatura do cartão de crédito sem aviso prévio. Uma cláusula nos contratos atuais permite que o [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/4/descontar_da_conta_divida_de_cartao_requer_aviso_75820.html][color=#006600]cliente[/color][/url] inadimplente no cartão que possua conta no banco emissor tenha seu saldo descontado e o valor mínimo “resgatado” pela operadora para pagar a fatura. Segundo o Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (Nudecon) do Rio, a prática é abusiva se o cliente não for informado claramente que corre este risco ao aderir ao cartão.
Para o consumidor, a cláusula não é bom negócio. O desconto do valor mínimo da fatura sem aviso prévio pode levar o correntista a pagar juros por uso do cheque especial e a ficar com saldo descoberto para descontar cheques emitidos, entre outros transtornos.
X., funcionária pública que prefere não se identificar, passou dois anos sem dinheiro porque o cartão de crédito tomava qualquer valor que entrasse na conta do banco onde recebe o salário. “Deixei de pagar outras contas e me encrenquei. Com outros cartões, se você deixa de pagar, faz acordo. Não consegui pagar e a dívida aumentava cada vez mais”, conta. O problema, que se repete com outros grandes bancos, só teve [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/4/descontar_da_conta_divida_de_cartao_requer_aviso_75820.html][color=#006600]solução[/color][/url] quando ela entrou na Justiça, bloqueou os descontos e fez acordo com a operadora.
Marcela Oliboni, coordenadora do Nudecon, explica que a cláusula é padrão nos contratos. “Essa cláusula só pode ser cobrada se o cliente tiver ciência dela. Só é legítima se o cliente rubricar ao lado dela, ou receber material explicativo a seu respeito”, aponta. De acordo com a defensora, a proposta não deve ser imposta e o correntista não pode descobrir que ela existe apenas quando é descontado sem aviso.
Marco Zumba, da Acecont, afirma que a cláusula é nula: “Não podem invadir a conta do cliente. É uma arbitrariedade”. Mariana Ferraz, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), destaca que a cláusula pode ser questionada com base no Código de Defesa do Consumidor.
Para Marcela Oliboni, quem adere ao cartão por telefone ou [url=http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2010/4/descontar_da_conta_divida_de_cartao_requer_aviso_75820.html][color=#006600]Internet[/color][/url] é potencialmente mais suscetível ao problema porque tem menos informações. A orientação para quem não quiser ser surpreendido é escrever ao banco avisando que não autoriza saques. “Se o banco fizer o débito ainda assim, terá que devolver o valor em dobro, porque a cobrança passa a ser indevida”, adianta.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico