seu conteúdo no nosso portal

Mutuários do SFH poderão quitar prestações uma a uma

Mutuários do SFH poderão quitar prestações uma a uma

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmou, aos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação, o direito de pagarem as prestações atrasadas uma de cada vez.

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região confirmou, aos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação, o direito de pagarem as prestações atrasadas uma de cada vez.

A Caixa Econômica Federal, a CEF, recorreu ao TRF da 1ª Região, alegando, além de ilegitimidade do MPF para propor a ação, que o interesse em questão é individual, não cabendo, pois, ação civil pública, conforme impetrada pelo Ministério.

O Ministério Público Federal alegou que não há clareza na cláusula que a CEF inseriu em seus contratos de empréstimos para a habitação, e obriga o mutuário ao pagamento de duas parcelas atrasadas ao mesmo tempo, não permitindo que pague apenas uma por vez. A falta de clareza da norma contratual, explicou o MPF, deveria levar a prevalecer a interpretação mais favorável ao consumidor, seguindo, assim, as diretrizes estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

O relator, Juiz Federal Convocado Moacir Ferreira Ramos, em julgamento do dia 19 de outubro, deu ganho de causa aos consumidores. Estes poderão adotar o procedimento de quitar uma parcela a cada vez. Acentuou o magistrado que a ação é cabível, tendo em vista se tratar de interesses coletivos e que, a prevalecer a cláusula contestada, isso agravaria a situação dos muitos mutuários que se encontram com prestações atrasadas.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico