Por meio da assinatura de termo de ajustamento de conduta (TAC) junto ao Ministério Público do Trabalho, a Santa Clara Cursos e Treinamentos Ltda. comprometeu-se a não utilizar estagiários irregularmente. De acordo com a fiscalização realizada pela Subdelegacia Regional do Trabalho, a instituição de ensino – que possui aproximadamente 80 empregados -, mantinha quase duas dezenas de estagiários desempenhando atividades incompatíveis com os cursos nos quais estavam matriculados.
O TAC, firmado perante o procurador do Trabalho Evandro Paulo Brizzi, determinou que a faculdade Santa Clara registre os contratos e anote as carteiras de trabalho de todos os empregados que forem admitidos. Além disso, a empresa deverá deixar de contratar adolescentes, na condição de estagiários, menores de 16 anos de idade, bem como deixar de contratar estagiário para suprir a necessidade de mão-de-obra, caracterizando contratação de empregado sem o devido registro. O trabalho de estudantes somente será permitido para o exercício de funções que correspondam às suas linhas de formação, proporcionando complementação do ensino e oferecendo experiência prática.
A instituição também assumiu o dever de abster-se de contratar estagiários em percentual excedente a 10% do total de empregados por estabelecimento. Da mesma forma, terá de observar a limitação da jornada diária do estágio, de quatro horas para ensino médio e de seis horas para nível superior e profissionalizante, e respeitar sua duração mínima, de um semestre, e máxima, de dois anos. A empresa comprometeu-se a não admitir estagiários para a realização de atividades em horário noturno e prorrogar suas jornadas. O inadimplemento ao TAC ocasionará a aplicação de uma multa no valor de R$ 5 mil.