No Banner to display

Notícias Gerais

- Atualizado em

Conheça a OEKO-TEX® Standard 100, certificação mundial sobre tecidos sem substâncias nocivas

A busca pela sustentabilidade tem trazido novidades ao mercado têxtil como t-shirts tecnológicas e outros produtos. É um dos certificados que garantem a responsabilidade da marca na produção de roupas tecnológicas, com tecidos sem substâncias nocivas ao corpo humano e ao meio ambiente. 

O certificado OEKO-TEX® Standard 100 atesta que a peça de roupa cumpre o requisito da classe de produtos comuns. Um produto certificado com este rótulo comprova que a peça passou por testes contra substâncias nocivas. 

O que é a certificação OEKO-TEX® Standard 100? 

Esta certificação é uma etiqueta bastante popular para produtos têxteis. Essa certificação significa que estes produtos passaram por exames de substâncias nocivas, sendo considerados confiáveis e seguros para os clientes. 

Um artigo têxtil que possui esta certificação, garante ao consumidor que todos os componentes usados na peça, sejam fios, botões e outros acessórios, foram testados e não foi identificada a presença de substâncias nocivas. Isso significa que o produto se torna inofensivo para fins ecológicos. 

Os ensaios nestes produtos são realizados com critérios da OEKO-TEX®, um processo atualizado anualmente. Sendo assim, os testes focam em encontrar a presença de substâncias nocivas, que podem ser prejudiciais à saúde dos consumidores. 

A certificação avalia tanto a presença de substâncias regulamentadas e não regulamentadas, muitas vezes testando produtos mais rigorosamente do que a fiscalização de muitos países. 

É possível testar os artigos têxteis em qualquer fase do processo de produção. Esse reconhecimento para as empresas é importante, porque essa certificação garante o cumprimento das leis em diferentes países. 

Os exames podem ser feitos em artigos para bebês, vestuário, produtos para o lar, objetos de decoração, entre outros. 

Sistema OEKO-TEX® Standard 100

O sistema de certificação é dividido em classes. Cada uma das categorias atesta a proteção dos artigos têxteis contra produtos químicos e substâncias proibidas que são nocivas à saúde humana. 

A divisão por classes se baseia no tipo de utilização do produto. Quanto mais intenso for o contato do produto com a pele, mais rigorosos são os critérios para que o produto consiga a certificação. 

Depois da aprovação nos testes, o certificado é emitido, sendo válido por um ano e podendo ser renovado pela empresa após o fim do prazo. Confira abaixo quais são as classes da certificação OEKO-TEX® Standard 100: 

  • Classe I: brinquedos e artigos têxteis para crianças de até 3 anos, como, por exemplo, roupa de cama e bonecos de pelúcia. 
  • Classe II: artigos têxteis que tem grande parte de sua superfície em contato direto com a pele, como, por exemplo, roupa de cama, roupas íntimas e camisas. 
  • Classe III: artigos têxteis que não entram em contato direito com a pele ou possuem apenas uma pequena parte em contato com a pele, como, por exemplo, casacos e blusões. 
  • Classe IV: objetos de decoração como toalhas e cortinas, tecidos e revestimentos para paredes. 

Quais são as principais vantagens de obter a certificação OEKO-TEX® Standard 100?

Este certificado traz uma série de vantagens para empresas do setor têxtil, como mostraremos a seguir:

 

  • Esta certificação controla os critérios dos testes em todas as fases do processo. A utilização do certificado em fases preliminares de produção evita exames duplicados. 
  • A empresa demonstra responsabilidade ecológica e respeito à saúde humana. Assim, as empresas do setor têxtil conseguem através da certificação mostrar a sua preocupação com o ser humano e com o meio ambiente. 
  • Os critérios adotados na certificação OEKO-TEX® Standard 100 podem ser aplicados da mesma forma em todo o mundo. Esse processo ajuda a facilitar as condições de compra e fornecimento de produtos. 

Este certificado garante que as empresas estão produzindo roupas e artigos têxteis que são livres de qualquer ameaça à saúde humana. Isso é fundamental para que os artigos têxteis comercializados em todo o mundo representem segurança e conforto para os consumidores. 

Fonte: Barbara Guides

No Banner to display

Comentários