seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Instituto Avante Brasil faz levantamento inédito sobre acesso à educação no sistema penitenciário

O Instituto Avante Brasil acaba de concluir um levantamento inédito sobre a atividade educacional no sistema penitenciário brasileiro nos últimos 5 anos (2008-2012). Segundo o estudo, que foi baseado nos dados do InfoPen, a situação do Brasil vem melhorando nos últimos cinco anos, no que diz que respeito à educação nos presídios. Foi possível notar um crescimento no número de presos que estão estudando dentro das prisões na maioria dos estados brasileiros. Ainda não chegamos ao ponto ideal, mas não há como enaltecer e evolução.

O número total dos presos que estão em atividade educacional ainda não chega a 10% do total de detentos. Esse panorama mostra ainda que existem, proporcionalmente, mais mulheres estudando dentro dos presídios do que homens.

Pernambuco é o estado em que mais presos estão inseridos em atividades educacionais, com uma média de 191 estudantes para cada grupo de 1.000 presos de 2008 até junho de 2012. Já o Maranhão é o estado com a menor quantidade de presos em atividade educacional, apresentando uma média de 22 para cada 1.000 presos, nos últimos 5 anos. Contudo, foi o estado que apresentou a maior evolução passando de 6,3 em 2008 para 45,6 presos estudando em cada grupo de 1.000, em 2012.

São Paulo, estado com a maior população carcerária em termos absolutos, 190.818 presos, em 2012, também abaixo da média nacional de atividades nos presídios. Desse total, apenas 7% (13.877 presos) estão em atividade educacional, uma taxa de 72,7 para cada grupo de 1.000 presos, sendo que 8% são do sexo feminino e 7% do sexo masculino. Ao contrário do aumento apresentado pelo Brasil, São Paulo obteve uma queda de 16% no número total de presos estudantes, e queda de 32% nas taxas por 1.000 presos. A média de presos estudando nos presídios paulistas, de 2008 a 2012 foi de 88,4. O grau de ensino com maior participação é Ensino Fundamental.

Para ter acesso ao levantamento completo acesse: www.institutoavantebrasil.com.br

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Julgamento de casos de violência contra a mulher vem crescendo nos últimos anos
Imóvel do casal deve ser dividido mesmo que comprado por apenas um dos cônjuges
Detran deve indenizar motorista por atraso na emissão de CNH