O consulado dos Estados Unidos em São Paulo informou que o novo “fichamento” dos cidadãos brasileiros interessados em ingressar nos Estados Unidos será iniciado em fevereiro, mas ainda não há uma data definida.
Segundo o consulado, as regras de identificação devem seguir os padrões adotados nesta segunda-feira (26) no consulado norte-americano em Recife (PE). Até maio, a identificação deverá ser obrigatória em todas as representações diplomáticas dos Estados Unidos no Brasil.
O novo “fichamento” não substitui o procedimento que já vem sendo feito nos EUA. Os brasileiros, assim como os cidadãos de outros países onde o sistema já foi implantado, passarão a ser identificados duas vezes.
De acordo com o consulado americano em Recife, a intenção é saber se a pessoa que obteve o visto de entrada é a mesma que chegou aos Estados Unidos. As digitais coletadas no Brasil serão confrontadas com as do segundo “fichamento”.
A Embaixada dos EUA considera as ações complementares –uma extensão do programa de segurança “US Visit”, contra a entrada de terroristas no país.
Só estão isentas da identificação crianças com menos de 14 anos de idade, adultos com mais de 79 anos e diplomatas e autoridades viajando a serviço do governo.