Presidente da Ordem reuniu-se com o comandante da Aeronáutica. ‘A crise existe, ninguém nega isso, ela ainda não foi debelada’, disse.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, encontrou-se nesta quinta-feira (3) com o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, para propor a intermediação do diálogo com os controladores de vôo. Ele aproveitou para criticar a maneira como o governo negocia a solução da crise aérea.
“A crise existe, ninguém nega isso, ela ainda não foi debelada. Então, alguém está errado”, afirmou Britto após a reunião. “A competência é do governo, o próprio governo confessou que é um problema de gestão. Isso quer dizer que a gestão não é correta”, acrescentou.
Britto conheceu também as instalações do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo em Brasília e evitou fazer uma avaliação das condições de trabalho dos militares no local. “Não dá para fazer uma avaliação das condições de trabalho numa visita superficial”, disse.
O presidente da OAB afirmou ainda que Saito garantiu que já houve melhoria na condição dos trabalhos dos controladores. Britto, no entanto, evitou especificar as medidas. Disse que a próxima etapa é fazer um novo encontro com representantes da categoria.
Apesar da oferta da OAB de intermediar o diálogo, Britto disse que Saito limitou-se a dizer que qualquer iniciativa é “bem-vinda”, mas não houve garantias de que a mesa de negociação sobre salários, gratificações ou desmilitarização do setor será reaberta. “O comandante disse que essa é uma questão de governo e não cabe somente à Aeronáutica decidir”, disse o presidente da Ordem.