O Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, desembargador federal Jirair Aram Meguerian, participou da solenidade de abertura da VI Conferência dos Advogados do Distrito Federal, realizada às 19h30 no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal.
A VI edição da Conferência dos Advogados do DF teve como tema “Constituição, Estado e Direito” e marcou o vigésimo aniversário da Carta Magna brasileira. Além de ser convidado a compor a mesa de abertura dos trabalhos, o Presidente do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Jirair Aram Meguerian, foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil, recebendo uma escultura alusiva ao zelo do magistrado pelo Estado Democrático do País.
Em breve discurso, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Cezar Britto, afirmou que a conferência trará bons frutos ao País. A presidente da OAB-DF, Estefânia Viveiros, ressaltou que a VI Conferência dos Advogados do DF é uma ótima oportunidade para se discutirem de forma ampla e democrática as questões mais relevantes que decorrem do texto constitucional. “Nós, advogados, devemos celebrar os 20 anos da Constituição, fazendo uma reflexão profunda sobre nossa Carta Magna e seus reflexos na sociedade brasileira”, afirma, lembrando que a intenção da conferência é discutir o caminho percorrido pela Constituição de 1988 até hoje.
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, José Paulo Sepúlveda Pertence, homenageado especial da Conferência, proferiu a primeira palestra do ciclo e abordou o tema “A Constituição e o Papel da Advocacia na Vida Institucional do País”.
Prestigiaram a abertura do evento várias personalidades do TRF da Primeira Região, entre elas os magistrados Reynaldo Soares da Fonseca e Lincoln Rodrigues de Faria, juiz federal em auxílio à Presidência, o diretor-geral da secretaria do Tribunal, Silvio Ferreira, o secretário-geral da Presidência, Paulo Valério Dutra Dias, a assessora parlamentar Helga Jucá, entre outros.
A VI Conferência dos Advogados do DF acontece até sexta-feira, dia 29 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Para o evento foram convidados grandes juristas brasileiros, como os atuais presidentes do STF e do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes e Carlos Ayres Britto, respectivamente; os ministros aposentados do Supremo, Francisco Rezek e José Carlos Moreira Alves; o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel; e os advogados constitucionalistas Ada Pelegrini Grinover, Alexandre de Moraes, Arnoldo Wald, Luís Roberto Barroso, Maria Berenice Dias e Maurício Godinho Delgado.