seu conteúdo no nosso portal

Tribunal da ONU isenta Sérvia de acusação de genocídio

Tribunal da ONU isenta Sérvia de acusação de genocídio

O Tribunal Penal Internacional da ONU anunciou nesta segunda-feira em Haia, na Holanda, que a morte de cerca de 800 muçulmanos em 1995 em Srebrenica, na Bósnia, foi genocídio, mas isentou a Sérvia de responsabilidade direta sobre o massacre.

O Tribunal Penal Internacional da ONU anunciou nesta segunda-feira em Haia, na Holanda, que a morte de cerca de 800 muçulmanos em 1995 em Srebrenica, na Bósnia, foi genocídio, mas isentou a Sérvia de responsabilidade direta sobre o massacre.

O caso era o primeiro de um Estado julgado no Tribunal Penal Internacional (TPI) sob acusação de genocídio.

O TPI afirmou, porém, que a Sérvia poderia ter feito mais para usar sua influência com os sérvios bósnios para impedir o massacre.

A Bósnia, autora da ação contra a Sérvia, esperava uma condenação para entrar então na Justiça com um pedido de compensação financeira que poderia chegar a bilhões de dólares.

Ao menos 100 mil pessoas morreram na Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995, durante a desintegração da antiga Iugoslávia.

Os muçulmanos e os croatas da Bósnia queriam cortar seus laços com o governo central de Belgrado, mas os sérvios da Bósnia se opunham à separação.

Jurisdição

A presidente do tribunal, Rosalyn Higgins, rejeitou o argumento da Sérvia de que a corte não tem jurisdição sobre o caso.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) somente pode julgar disputas entre membros das Nações Unidas. Como a Iugoslávia foi suspensa da ONU em 1992 – a República de Sérvia e Montenegro admitida em 2001 -, a Sérvia diz que suas ações não podem ser julgadas.

Higgins disse que a Sérvia estava obrigada a cumprir a Convenção de Genebra de 1948 sobre genocídio.

Ela também disse que a Sérvia havia assumido a “identidade legal” da antiga Iugoslávia e que Montenegro, que se separou da Sérvia no ano passado, não faz mais parte do caso.

Ódio étnico

A Bósnia diz que Belgrado incitou o ódio étnico, armou os sérvios bósnios e participou ativamente dos assassinatos.

A Sérvia diz que o conflito foi uma guerra interna entre os grupos étnicos da Bósnia e nega qualquer atuação do Estado no genocídio.

A leitura do veredicto foi acompanhada por um grande número de sobreviventes do conflito na Bósnia.

“Uma decisão de que a Sérvia cometeu genocídio na Bósnia significa tudo para mim”, disse Hedija Krdzic, que perdeu o marido, o pai e o avô no massacre de Srebrenica.

O tribunal para crimes de guerra de Haia já havia declarado indivíduos culpados pelo genocídio na Bósnia e estabelecido o massacre em Srebrenica como genocídio.

A Sérvia teve as negociações para sua entrada na União Européia suspensas por não ter entregue suspeitos de crimes de guerra para serem julgados em Haia.

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

Sócio retirante desligado antes do Código Civil de 2002 não se submete ao prazo de dois anos
TJMT mantém multa aplicada a posto por falta de informação sobre preços
Borracheiro receberá adicional de insalubridade por estresse térmico