seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

Justiça prende surdo e mudo e diz que ele invocou direito ao silêncio

Justiça prende surdo e mudo e diz que ele invocou direito ao silêncio

No documento de prisão, o delegado afirmou que Leonardo Bezerra foi interrogado e que permaneceu em silêncio

Rio – Um jovem com surdez foi espancado, na penúltima segunda-feira, 28, após moradores de Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, terem suspeitado de tentativa de roubo. De acordo com o RJ2, Leandro Bezerra foi preso após ter sido levado para a 58ª DP (Nova Iguaçu). No documento, o delegado afirmou que o jovem foi interrogado e que permaneceu em silêncio.

A família de Leonardo defende que ele não sabe ler, escrever, que não compreende libras e que não consegue fazer leitura labial. “Meu irmão é um menino carinhoso, trabalhador, prestativo, trata as pessoas bem. É um menino de ouro. Ele sempre faz a gente rir”, afirmou a irmã do rapaz à reportagem.
Em um vídeo, é possível ver Leonardo sangrando enquanto estava sentado no meio fio de uma calçada. A mãe do jovem contou ao RJ1 que ele saiu de casa para comprar pão quando foi acusado de ter tentado roubar o telefone de uma mulher. “Machucaram ele, bateram nele. Covardia, injustiça foi isso que aconteceu. Ele não fala, ele não escuta. Ele tava com a bicicleta dele. Covardia”, contou.
Após duas audiências de custódia, a Justiça confirmou a prisão de Leonardo. Apenas na segunda, havia um intérprete de libras para acompanhar o jovem. No momento, ele está preso no presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio.

Fonte: O DIA
https://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2022/04/6377294-jovem-com-surdez-e-preso-apos-suspeita-de-roubo-familia-defende-inocencia.html

Em artigo publicado no Conjur, o jurista Lenio Luiz Streck “se o rapaz é surdo, mudo, não se comunica por sinais e tudo indica não ter antecedentes criminais, por qual razão, por cristo e todos os santos, o juiz não aplicou medidas cautelares? Mesmo que tivesse antecedentes, as circunstâncias não indicariam a substituição prevista no art. 319 do CPP?
E pergunta! O que foi que fizemos para a deusa da justiça?

#surdo #mudo #direito #silêncio #interrogatório

Foto: divulgação da Web

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

INSS tem 20 dias para pagar benefício assistencial à mulher que sofre de tendinite aguda
Justiça reconhece união homoafetiva ‘post mortem’
Homem perseguido e ameaçado por ex-esposa consegue cautelares