seu conteúdo no nosso portal

Nossas redes sociais

A Monarquia Inglesa

A história é valorosa fonte de conhecimento, verdadeiro campo do saber de onde podemos colher alimento para nos fortalecer e enfrentarmos as batalhas do cotidia

A história é valorosa fonte de conhecimento, verdadeiro campo do saber de onde podemos colher alimento para nos fortalecer e enfrentarmos as batalhas do cotidiano.

Nesse sentido, muito podemos aprender, por exemplo, com a história da chamada Revolução Inglesa.

Foi fazendo valer o adágio popular de que depois da tempestade vem a bonança, que nasceu o parlamento moderno como fruto da Revolução Inglesa. É que, após inúmeras revoluções, dentre elas, a Revolução Puritana, que instaurou a efêmera República Inglesa, também chamada de República de Cromwell e a Restauração, que trouxe de volta ao trono os reis absolutistas, veio, enfim, a Revolução Gloriosa que instaurou o parlamentarismo inglês, exilando definitivamente os monarcas no plano político dos simbólicos.

A truculência absolutista, seguida da intemperança republicana, ambas marcadas pela ambição e avidez de seus líderes pelo poder, possibilitaram, tal como a tempestade de que fala o povo, a estabilização do poder através do sistema parlamentarista, onde aqueles sedentos de status e poder, os dinastas, perderam o apito e tal como jarros, passaram a ornamentar os palácios reais.

No parlamento, não vale a vontade do rei, mas a da maioria dos parlamentares.

Histórias como esta servem de valiosa fonte de temperança para revolucionários como o Presidente Lula. Que, após fundar pequeno Partido político, iniciou verdadeira revolução política vindo a ser aclamado pelo povo e pelos intelectuais como estadista.

Que a sabedoria da história sirva para nossos governantes como alerta para que a tentação absolutista e a ansiedade ditatorial não ofusquem a importância de suas posições e os exilem ao simbolismo próprio das monarquias inglesas, onde a maioria parlamentar é que vale!!!

A Monarquia Inglesa

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STF concede liminar para manter funcionamento de hospital psiquiátrico
Dnit é condenado a pagar R$ 20 mil a motociclista vítima de acidente
Justiça garante o direito de visitação virtual à filha de apenado