PMJP JULHO 2

Direito do Consumidor

- Atualizado em

Conheça o golpe do “Pix Agendado” e veja como se proteger

Criminosos utilizam recurso do sistema de pagamentos para fazer com que usuários acreditem que receberam dinheiro na conta.

Novas modalidades de fraude bancária surgem com frequência no Brasil, e após a criação do Pix não foi diferente. O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central abriu novas possibilidades para que golpistas criativos façam novas vítimas com esquemas recém criados.

No mais novo golpe, o usuário recebe uma mensagem informando que o recebeu um “Pix Agendado”. Em seguida, alguém entra em contato por meio de um número desconhecido dizendo que cometeu um erro e solicitando que o dinheiro seja enviado de volta.

O que ocorre é que nessa modalidade de transferência o valor não é creditado na conta na mesma hora, e sim na data em que o Pix foi agendado. Depois de receber, os golpistas apenas cancelam o depósito e ficam com o dinheiro da vítima.

Para evitar cair nesse esquema, tenha cuidado com dados pessoais como CPF, email e telefone. Além disso, jamais devolva qualquer valor antes de se certificar que, de fato, ele foi creditado em sua conta. Outra medida efetiva é deixar de atender chamadas de números desconhecidos.

Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/

Comentários