seu conteúdo no nosso portal

Motorista será indenizado por transferência indevida de carteira de habilitação a outro estado

Motorista será indenizado por transferência indevida de carteira de habilitação a outro estado

Um motorista de Campinas que teve a carteira de habilitação transferida para Minas Gerais sem seu conhecimento será indenizado pela Fazenda do Estado em R$ 5 mil por danos morais, decidiu a 2ª Câmara de Direito Público do TJSP.

O autor da ação teve conhecimento da transferência no momento em que procedia à renovação da CNH e soube, posteriormente, que um homônimo havia feito a solicitação. Ele relatou, ainda, que precisou impetrar mandado de segurança para renovar a carteira e que ficou mais de 5 meses em poder dirigir. Sentença negou o pedido indenizatório, e o motorista recorreu.
O relator Claudio Augusto Pedrassi entendeu que caberia ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizar a conferência de todos os dados pessoais do condutor antes de liberar o prontuário de transferência. “A desatenção na conferência da qualificação do apelante ocorreu pelo Detran de São Paulo, e não do Estado de Minas Gerais. Desta forma, o Estado deve responder pelos danos morais sofridos pelo requerente, os quais foram comprovados.”
Também compuseram a turma julgadora os desembargadores Renato Delbianco e José Luiz Germano, que acompanharam o voto do relator.

Apelação nº 4018216-36.2013.8.26.0114

Compartihe

OUTRAS NOTÍCIAS

STJ: Contratação temporária garante nomeação de aprovado dentro das vagas em concurso
Novas regras permitem 12 semanas de descanso por ano para os juízes federais
TJPR confirma alongamento de dívida rural com banco por 10 anos após quebra de safra